Eis do que trata o Blog: "Encontros e desencontros na vida cotidiana de uma mae expatriada, com 3 filhos pequenos do Brasil para a Tailandia! Da Tailandia para os EUA, desde 2009."
Foi muito bom voce ter vindo!
Aqui vou partilhar coisas que ja' escrevi e que vou ainda escrever sobre esse incrivel Mundo de "SER MAE" e "SER EXPATRIADA"... AO MESMO TEMPO... por ai afora!
E, claro, postar sobre PLANEJAMENTO DE FESTAS & EVENTOS, ja' que depois que me tornei UMA MAE EXPATRIADA, descobri este incrivel Mundo pelo qual me apaixonei!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CRIANCAS DE JET LAG! (RC)

Imagem: ARQUIVO PESSOAL

Após mais de 30 dias no BRASIL, voltamos a nossa casa na Tailândia. As criancas enfrentaram relativamente bem o JET LAG. NÃO E' FÁCIL. Tanto que apos sofrer com minha primeira experiência com esse FATOR "X" PARA VIAGENS LONGAS,escrevi este POST A SEGUIR, no UMA ESPOSA EXPATRIADA, que ora transcrevo AQUI.
(RC)

Texto publicado originalmente no UMA ESPOSA EXPATRIADA em 17 de janeiro de 2010.
´´Jet Lag é o nome dado ao conjunto de sintomas decorrentes do tempo que o corpo humano leva para se adaptar a mudanças de fusos horários. O termo, usado mundialmente, vem de ´´jet´´ (avião, jato) e ´´lag´´ (defasagem, tempo), e seus efeiitos são sentidos em voos transmeridionais, geralmente quando expõem a pessoa a mudanças de fusos de mais de 2 horas. Quanto maior a diferença de fuso, maior a dificuldade e o tempo necessário para adaptação. Portanto, voos intercontinentais(Américas-Europa)ou mesmo voos em território brasileiro nos sentidos leste-oeste (Acre-Paraíba) podem causar jet lag.

Os sintomas mais frequentes são alterações de humor, cansaço, insônia noturna e sonolência diurna. 
Para aquelas pessoas que vão permanecer períodos mais longos no destino, há várias recomendações para minimizar os efeitos do jet lag:
- mudar as refeições de acordo com esse horário de imediato, dando preferência a alimentos saudáveis e bebendo pouco ou nenhum alcool; 
- expor-se a luz durante o dia e permanecer no escuro a noite;
  

- tentar dormir das 21hs as 23 hs do horário local, incluindo rituais para o sono, como tomar um banho relaxante, vestir-se adequadamente, apagar as luzes e não ver televisão;
 
- Manter contato social de dia, reservando a noite para o sono;
 
Praticar atividade física, mesmo que uma caminhada, preferencialmente no período da manhã.´´

Essas foram as recomendações publicadas na REVISTA DA TAM pelo Dr. Marco Cantero, médico do trabalho e aeroespacial.

 
Para mim, vou contar a vocês, fiquei tão asustada, mas tão assustada com o que me aconteceu quando me mudei para a Tailândia, que dessa vez tentei fazer de tudo para evitar, quer dizer, fugir do Jet Lag!

Naquela ocasião, eu juntei Jet lag com TPM + 45 dias sem ver meu marido! Quando cheguei e ele fez uma ´´reclamaçãozinha´´´que teria ´´passado batido´´ antes... eu fiquei imediatamente irritada com ele a ponto de não podia ouvir a voz dele! Tudo me fazia ficar louca! Eu estava mesmo pilhada! Hoje, acho graça, mas na época pensei que meu casamento nem poderia aguentar uma esposa como ´´aquela´´!Mas, meu marido aguentou firme, e eu superei a situação, sobrevivemos todos, e voltamos a normalidade da nossa vida, o que significa dizer, que voltamos a ser um casal com filhos, que se ama e ama seus pequenos. Sou feliz e sinto-me abençoada todos os dias da minha vida, sem exageros ou demagogia. E não é que não temos problemas. Sim os temos, mas eles são são – definitivamente – a mola-mestre das nossas vidas, muito pelo contrário. Os problemas e conflitos naturais do dia-a-dia existem, e os respeitamos – mas não os idolatramos (se é que você me entende) e eles fazem parte do aprendizado e crescimento de todos nós.

Já publiquei aqui no BLOG uma frase do Richard Bach, escritor de ´´Fernão Capelo´´, em Ilusões: ´´Não existe um problema que não ofereça uma dádiva para você. Você procura os problemas porque precisa das dádivas por eles oferecidas´´.

Mas voltando ao famigerado Jet Lag, duas outras coisinhas acho que me ajudaram muito:
 - fazer voos noturnos (assim, não há outro jeito senão dormir), e dai você já vai se acostumando com novos horários e ritmos;

- não cair na tentação de ´´descansar´´ ao chegar no seu destino (se não for hora de descansar, é claro) e esperar a noite para dormir de verdade.

Eu acho até que exagerei quando cheguei ao Brasil, porque acho que só parei de correr de um lado para o outro quando cheguei em casa, a ´´minha´´ casa, aqui na Tailândia... mas essa já uma outra história...
(RC)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...