Eis do que trata o Blog: "Encontros e desencontros na vida cotidiana de uma mae expatriada, com 3 filhos pequenos do Brasil para a Tailandia! Da Tailandia para os EUA, desde 2009."
Foi muito bom voce ter vindo!
Aqui vou partilhar coisas que ja' escrevi e que vou ainda escrever sobre esse incrivel Mundo de "SER MAE" e "SER EXPATRIADA"... AO MESMO TEMPO... por ai afora!
E, claro, postar sobre PLANEJAMENTO DE FESTAS & EVENTOS, ja' que depois que me tornei UMA MAE EXPATRIADA, descobri este incrivel Mundo pelo qual me apaixonei!

domingo, 17 de abril de 2011

INFÂNCIA ROUBADA, BLOGAGEM COLETIVA (RC)

Instigada pelo tema “INFANCIA” proposto pela BLOGAGEM COLETIVA das meninas e seus BLOGs que constam do finalzinho deste POST preciso dizer assim...

Não, não vou falar da “minha infancia”, propriamente dita, pois ela, em verdade – ao menos para mim e para minhas lembranças foi realmente excelente. Podia ser melhor? Claro que podia. Sempre pode. Mas foi a que foi possível, e eu fui feliz, sim.

Também la'... ja’ apresentava todo o meu “jeito atual” (alias... dei uma melhorada! Kkkkk!) e por conta disso também tive um lado “maduro” ainda menina, “tomando para mim certas responsabilidades”, mas doque também não me queixo, pois também essa experiência me preparou para o Futuro. Ops! O PRESENTE!

Pronto, ja’ devaneei e ja’ tenho vontade de te convidar a ler – caso ainda nao tenha lido – o POST recem-republicado AOS FILHOS. OPS! AOS PAIS”, aqui.

E também me vem logo a mente a HISTORIA que também ja’ contei la’ no UMA ESPOSA EXPATRIADA, quando um homem procurou um Sábio Profeta e perguntou: “Mestre? O que e’ o Futuro?” e ele prontamente respondeu “O Futuro começa AGORA”. “Como?” indagou o homem, que não entendeu o que ouviu... e o Sábio disse: “... como posso me lembrar o que disse no PASSADO”.

Sim, acredito nisso: o FUTURO E’ AGORA! OPS! JA’ FOI! AGORA E’ PASSADO!
E e’ justamente por isso que acredito que a INFÂNCIA DE NOSSAS CRIANÇAS ESTA’ SENDO ROUBADA!
Especialmente no Brasil... bem... e’ onde eu estive toda a minha vida ate’ bem pouco tempo atrás... então... e’ dai que posso falar...

E’ também por isso – perdoem-me os ufanistas de plantão – que me sinto tão bem por aqui, criando meus filhos, com as portas da casa destrancadas, com os vizinhos que podem chegar a qualquer momento, com a tranquilidade de teclar no meu ipad toda vez que vou a rua, dentro ou fora do carro, sem ter que ficar me sentindo “culpada” por isso ou “alvo óbvio de ladroes e bandidos”.

E’ por isso que estou tao feliz e confortável aqui – mesmo sabendo que não e’ para sempre... -, porque minhas filhas de 7 e 6 anos ainda brincam de boneca, gostam de coisas simples (apesar do Quarto de Brinquedos “gigante” que tem), porque se pedem para tira fotos do meu filho de 3 anos não vou achar que e’ para vender ou sequestrar, ainda consigo acreditar que e’ porque ele “e’ bonitinho”.

Não e’ porque sabem mexer em ifones, ipads, laptops e PCs que não sabem correr na rua, brincar de bola, soltar pipa (ate’ pipa aqui tem!), brincar de “banho de mangueira”, preferir recortar papel, colar e pintar do que jogar video-game, etc! Ainda assistem Tom & Jerry e Dora no Discovery...

Não! SOCORRO! Não estou criando meus filhos numa “redoma”, pois deles não escondo o que e’ a vida (o que sei dela, pelo menos), como são as pessoas (ou o que penso do “ser humano”), que existem “catastrofes”, que e’ preciso “pensar verde” (elas me cobram a bessa economizar papel... agua...), que existem o “mal” e o “bem”... Que existe a “morte”... tudo isso.

MAS TUDO ISSO E’ MUITO DIFERENTE DE TER UMA INFÂNCIA ONDE “SE VÊ A MORTE” diante dos olhos, onde a vida e’ arrancada por um maníaco-idiota, um bandido-traficante que diz “por que temer a morte se ela e’ meu fim?” e, sim, põe tudo a perder pelo “nada” que ele sente sobre a própria existência. Historias como a da queridinha Simone (nesse POST DAQUI), do “Cantinho da Si” que contou que foi “atacada” por um rapazote na frente de um de seus filhos pequenos, quando tomou um super-soco “na cara”, caindo no meio da rua! Ou quando um amigo vem do Brasil nos visitar com seu filho de seus dez-onze anos e este fala – puxando assunto - “sabe? Meu tio ja’ foi assaltado quatro vezes”, “sabe, temos parentes la’ no Rio, no Morro do Alemao”... PORQUE ELE TEM DESCENDENCIA “ALEMA” e acha que então... tem parentes por la’! Ou – nem me fale – o crescimento incomensuravel da pedofilia – alastrada e facilitada por este meio que aqui tanto prazeres nos proporciona: a internet!

Isso e’ a INFÂNCIA ROUBADA de todas as nossas crianças. Todas (incluindo as minhas), que embora as possa mante-las afastadas “fisicamente” dessa situação terrível-temível, precisam estar preparadas e eu TENHO que dizer: "não deixem ninguém por a mão em voces”, “fiquem perto da mãe, onde estão os olhos da mae”, “sejam simpáticos com as pessoas, mas somente simpaticos”, e afins.

Difícil, mesmo num momento tao mais propicio a BOA e SAUDÁVEL INFÂNCIA não falar ou não os preparar para as mazelas do Mundo...
(RC)


Imagem: NACO-ZINHA

***Esse POST faz parte da BLOGAGEM COLETIVA PROPOSTA por NACO-ZINHA; PUBLICAR PARA PARTILHAR e do ESPIRITUAL-IDADE todos três BLOGS que conheci por ocasiao da PRIMEIRA PARTE dessa BLOGAGEM, quando fiz um POST nominado "FASES DA VIDA: NASCIMENTO", la' no "ESPOSA".

Protected by Copyscape Online Plagiarism Detection Este POST contem o marcador "(RC)", e possui seus direitos legais reservados de autoria.

8 comentários:

orvalho do ceu disse...

Minha querida Renata

"Então ficaram todas as crianças a sua INFÂNCIA a passar seus anéis azuis de orvalho".

Vc foi mais uma que atualizou a infância...
A nossa teve um saldo positivo, pelo que li em seu post...
A dos seus meninos, idem...
Mas, como fechar os olhos ante a imundície que nos rodeia e se alastra???
É uma verdadeira Via Sacra contextualizada...
É presente de violência...
É presente de luta árdua...
E presente de tentar,com todas as forças, encher os pulmões de esperança e lutar pela implementação da infância no ar...
Ela parece que sumiu sucumbida pela mídia...
Mas, é tempo de unir forças... pastorear os "nossos" (no mínimo) como vc faz... e respirar fundo na segurança interna de fazer o impossível para deixarmos serem crianças, afinal!!!
Muito feliz a sua colocação da infância roubada...

Hoje, o meu desejo de paz e alegria é para vcs que:

"...estendem o seu conceito
de vida,
e a veem na gota de orvalho".
(Lice)

Obrigada pela sua linda participação...

Orvalho do Céu é uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou Palavras de Deus...

É isso que lhe desejo nesse tempo que estamos entrando...
Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
Bjs de paz e achocolatados

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Fui lá e gostei muito do que li...
Parabéns!!!

Hoje, início da Semana Santa, o meu desejo de paz e alegria é para vc... bem como uma chuva de:

Orvalho do Céu (uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou de Palavras de Deus)...

Estarei oferecendo um Retiro em meu Blog durante toda semana, passo para convidar e aguardar a sua visita...
Preparei tudo com todo o meu carinho fraternal... Espero que lhe seja útil!!!
É exatamente isso que lhe digo nesse tempo que estamos entrando:
Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
Bjs de paz e achocolatados desde já pois estarei também em Retiro Espiritual.

Gina disse...

Oi, Renata.
Você levantou uma questão tão atual e tão profunda, que merecia uma leitura atenta dos nossos participantes nessa coletiva.
Pena ter chegado um pouco depois, quando só os que ainda não tinham fechado todas as leituras poderão chegar até aqui.
Em 15 de maio teremos adolescência, marque na sua agenda. Estamos contanto com sua forma lúcida de expor cada fase, que nem sempre tem só coisas boas.
Apesar de ter escolhido um conto de fadas, aproveitei-me dele para passar uma mensagem subliminar sobre a falta de segurança no lar.
Infelizmente, não gostaríamos de presenciar tantos fatos envolvendo crianças, mas temos que fazer a nossa parte.
Trabalho com um grupo de mães carentes e nossos trabalhadores voluntários se dedicam a várias atividades, a maioria educacionais. A realidade que essas mães nos trazem às vezes é assustadora, mas aprendemos muito com elas, é uma troca.
Ainda bem que seus olhos estão atentos para educar seus filhos para uma realidade, que pode não ser a que eles estão vivendo, mas eles precisam ser preparados para o mundo. Muito bom!
Bjs.

Luma Rosa disse...

Renata, você não avisou as organizadoras da sua participação? Se não fosse no luz avisar, não saberia da sua participação.
Você está corretíssima em suas colocações - ainda podemos colocar as crianças em redomas, mas e quando ficam adolescentes? Não é à toa que no Brasil as maiores vítimas de assassinatos são adolescentes. Eles ficam expostos a todo o tipo de violência, mesmo que se evite ou que foram avisados, porque para todo o lado existe violência. Não há mais lugares seguros e aos pais, cabem apenas rezar quando um filho sai. Rezar para que volte para casa! Triste isso, mas é a realidade do nosso (des)governo.
Boa blogagem! Beijus,

Bel Alves disse...

Fiquei encantada e fascinada pelo seu texto, o que é nossa mais e absurda realidade...infelizmente!Paz e bem

RUTE disse...

Oi Renata,
terminamos em consciência com sua magnifica postagem a fechar a Infância!
Por todos os motivos que evidênciou, quero ir viver para o interior e lá deixar minha filhota viver em liberdade, tal como seus filhos.
Só espero é que continue a haver sitio para onde a gente possa "fugir" de toda a maldade e padronização.
Obrigada por ter trazido estes assuntos a lume, de forma tão bem exposta no seu texto.
Beijinhos,
Rute

Zilda Santiago disse...

Este é meu último blog na coletiva!!!Amei toda sua postagem mas este trrecho que aqui posto a seguir merece um prêmio:Não e’ porque sabem mexer em ifones, ipads, laptops e PCs que não sabem correr na rua, brincar de bola, soltar pipa (ate’ pipa aqui tem!), brincar de “banho de mangueira”, preferir recortar papel, colar e pintar do que jogar video-game, etc! Ainda assistem Tom & Jerry e Dora no Discovery...

Zilda Santiago disse...

Amiga meu comentário saiu incompleto...Me chamaram,fui atender...Já viu...Parabéns por esclarecer que dá pra fazer tudo:o moderno e o antigo.Beijos.

GOSTARIA DE DIVULGAR AQUI A PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...